SEGURANÇA REFORÇADA NA FARTAL

Plano de logística foi montado para garantir ordem no desfile, segurança no trânsito e proteção aos participantes

Postada em 23 mai 2017

A Guarda Municipal desenvolveu um elaborado plano de logística para reforçar a segurança do desfile de aniversário do município que acontecerá no Parque de Eventos do CTG Charrua. O desfile, que acontece no próximo dia 10, a partir das 9 horas, fará parte das atrações da 41ª. Fartal e mais de dez mil pessoas são esperadas no local.

A principal ação para garantir a segurança dos participantes do desfile e do público será o controle de tráfego na BR 277 e nas principais ruas de acesso. A saída das crianças também será controlada pela equipe de segurança, que deverão estar com pais ou responsáveis para deixar o centro de exposição.

As medidas serão coordenadas por cerca de 80 agentes da Guarda Municipal, das Polícias Rodoviária Federal e Militar e do Foztrans. As quatro instituições ajustaram os últimos detalhes da operação em reunião realizada na última sexta-feira (20). De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Jussier Silva, a logística coordenada entre os agentes visa “garantir ordem no desfile, segurança no trânsito e proteção aos participantes e ao público em geral”.

Estacionamento Gratuito

O estacionamento da Avenida Garibaldi, utilizado todos os anos na Fartal, estará aberto ao público de maneira gratuita para atender o desfile. Para evitar congestionamentos o acesso recomendado para os carros é por dentro da Vila A, via Avenida Araucária.

Acesso dos Alunos

Os veículos particulares que forem levar alunos para o desfile terão duas opções, a mais recomendada é pelo acesso exclusivo para desembarque na marginal da BR 277, em frente ao CTG Charrua. Essa rua também será usada para o desembarque dos ônibus de transporte de alunos. Não será permitido estacionamento no local. Nesse caso os motoristas terão que procurar o estacionamento da Avenida Garibaldi após o desembarque dos alunos. A outra opção é desembarcar direto no estacionamento e buscar seu local de concentração atravessando o complexo do GTG.

Além das ações voltadas ao controle do tráfego, os agentes de segurança também auxiliarão na formação das alas que compõem o desfile. De acordo com o Diretor de Cerimonial da prefeitura, André Guedes, cerca de três mil pessoas, representando 60 agremiações da sociedade civil, militar e pública, participarão do desfile. A maior parte das alas pertence às escolas e Centros Municipais de Educação Infantil.

As medidas de segurança estão sendo anunciadas para tranquilizar os pais e a comunidade em geral que estavam ansiosos com a transferência do desfile para a Fartal. “Como toda mudança, a transferência do desfile de aniversário do município gerou ansiedade, por isso buscamos apoio dos órgãos de segurança para desenvolver toda essa logística e dar segurança e conforto aos participantes e ao público em geral”, comentou Guedes.

Mudança

Além de representar uma economia de cerca de R$ 30 mil, a transferência do local de desfile, que ocorria tradicionalmente na Avenida Paraná, visa transformar o aniversário do município em uma grandiosa festa popular. O anúncio foi feito pelo prefeito Chico Brasileiro, durante o lançamento da Fartal. “É o encontro de Foz do Iguaçu em uma grande comemoração popular, representada com toda sua diversidade”, justificou.
AMN

CONFIRA A REPORTAGEM EM ÁUDIO

Comentar


Publicidade